Pernambuco alcançou o primeiro lugar nacional em registro de ações de enfrentamento ao trabalho infantil em 2023.
Essa conquista foi dos municípios e da gestão estadual da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).
No Painel e Relatório Anual do Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (SIMPETI), divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) no início deste mês, os municípios pernambucanos registraram um total de 4.792 ações no ano passado.
Esse número coloca Pernambuco à frente dos demais estados brasileiros, com diferença em relação aos segundos colocados, Rio Grande do Norte (com 2.971 ações) e Rio de Janeiro (com 1.282 ações).
Os municípios que mais se sobressaíram no ranking de registro de ações em Pernambuco foram Caruaru (831), Santa Cruz do Capibaribe (708), Araripina (186), Santa Maria da Boa Vista (178), São Caetano (117), Catende (106), Cabo de Santo Agostinho (98), Tacaratu (72), Calçado (71) e Barreiros (67).
“Pernambuco torna-se referência nacional nas estratégias de enfrentamento dessa violência, esse resultado é fruto principalmente do apoio técnico permanente disponibilizado pela gestão estadual às equipes municipais. Também da busca por integração com outras secretarias de estado, órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e Rede de Proteção Social”, explicou o coordenador estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Leônidas Leal. (Diário de Pernambuco)






