Hospital Universitário da Univasf integra mutirão nacional com diversos atendimentos

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Franciso (HU-Univasf), administrado pela HU Brasil, participará, no dia 7 de novembro, da terceira edição de 2026 do mutirão nacional “HU Brasil em Ação”. Em Petrolina, expectativa é realizar mais de 150 atendimentos dentre consultas, exames e cirurgias, com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços assistenciais e reduzir o tempo de espera dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Consultas especializadas, cirurgias e exames

Na programação estão previstas a realização de consultas com especialistas das áreas de cirurgia vascular e cirurgia torácica. Os demais serviços disponibilizados serão os procedimentos cirúrgicos nas áreas de ortopedia, neurocirurgias e cirurgia geral, além de exames de diagnósticos por imagem, contemplando tomografias computadorizadas, ecocardiograma e ultrassonografia. Ao todo, dentre procedimentos e atendimentos, o HU-Univasf deverá oferecer mais de 150 serviços.

Para Saulo Xavier, gerente de Atenção à Saúde, a iniciativa reforça o compromisso da Rede HU Brasil e do Hospital Universitário da Univasf com a ampliação do acesso da população aos serviços especializados de saúde. “É uma importante oportunidade de ampliar a capacidade assistencial, promovendo mais agilidade no cuidado e impactando diretamente a qualidade de vida das pessoas que aguardam atendimento pelo SUS”, afirma.
Dia E – HU Brasil em Ação

O Dia E integra o projeto HU Brasil em Ação, iniciativa da HU Brasil em parceria com os ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), que busca ampliar o acesso da população a cirurgias eletivas, consultas, exames e procedimentos diagnósticos e terapêuticos pelo SUS. A mobilização reúne os 47 hospitais administrados pela estatal em ações simultâneas, fortalecendo a assistência em saúde nas diferentes regiões do país.

Em 2025, foram realizadas três edições nacionais do Dia E – HU Brasil em Ação, que, juntas, somaram quase 100 mil atendimentos. Neste ano (2026), a iniciativa chega à terceira edição. A primeira ocorreu em março, com foco na saúde da mulher, e contabilizou mais de 45 mil atendimentos. A segunda foi realizada em maio, com ênfase na saúde da pessoa idosa, e registrou mais de 52 mil procedimentos.

Além de contribuir para reduzir as filas e o tempo de espera no SUS, a iniciativa envolve residentes e estudantes de graduação, fortalecendo a formação profissional orientada para um cuidado qualificado, humanizado e alinhado às necessidades da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui