11 julho 2025
29 C
Petrolina
Home Blog

Trump sinaliza que pode conversar com Lula após tarifa de 50% sobre o Brasil, “mas não agora”

0

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou nesta sexta-feira (11) que pode conversar com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, após a imposição de tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil. “Em algum momento posso falar com Lula, mas não agora”, afirmou, ao ser questionado sobre o tema por repórteres em frente à Casa Branca.

Trump também comentou a relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo que “Bolsonaro era muito duro em negociações” e que “é muito injusta a maneira com que o Brasil o trata”. O republicano se referiu ao julgamento do ex-presidente em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre uma tentativa de golpe de Estado. A Corte brasileira foi alvo de críticas de Trump na carta em que anunciou a tarifa de 50% sobre o Brasil.

Ao tratar das tensões com o Canadá, Trump afirmou que as tarifas de 35% aplicadas ao país vizinho, anunciadas na noite de quinta, foram “razoavelmente bem recebidas”. Ele acrescentou que “recebi uma ligação do Canadá ontem, após a carta”, sem revelar detalhes, e indicou que eventuais exceções tarifárias ainda estão sendo avaliadas: “Veremos”.

A outros países que aguardam definições sobre medidas comerciais, Trump pediu que “continuem trabalhando duro” por um acordo com os americanos.

Na frente monetária, o republicano voltou a criticar o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. “Ele faz um trabalho terrível. Deveríamos ter taxas de juros três pontos porcentuais menores”, disse. Questionado sobre a possibilidade de demitir Powell, foi direto: “Não farei.” (Foto: Win McNamee/Getty Images North America/Getty Images via AFP).

Crescimento econômico, café e energia reforçaram inflação, diz BC

0

O aquecimento da economia, o encarecimento de alguns preços industrializados como o café e a bandeira tarifária de energia reforçaram a inflação no primeiro semestre, informou nesta quinta-feira (10) o Banco Central (BC). A autoridade monetária divulgou uma carta aberta justificando o estouro da meta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em junho.

Pelo sistema de meta contínua, em vigor desde o início do ano, o BC precisa divulgar uma carta aberta a cada semestre em que a inflação oficial, expressa pelo IPCA, estourar o teto de 4,5% da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta está em 3% para o IPCA, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, com os limites entre 1,5% (piso) e 4,5% (teto).

Em junho, o IPCA ficou em 0,24%, alcançando 5,35% em 12 meses. No modelo de meta contínua, a inflação acumulada em 12 meses não pode superar o teto de 4,5% por seis meses consecutivos.

“Houve altas mais intensas que as antecipadas no preço da gasolina, na inflação subjacente dos preços de serviços, nos preços de alimentos industrializados, em particular do café, e nos preços de alguns bens industriais, como os do vestuário e de automóveis”, destaca a carta do BC.

(Agência Brasil/Foto:Marcello Casal Jr.)

Tarifaço de Trump: China sai em defesa do Brasil e acusa os EUA de intimidação

0

O Ministério das Relações Exteriores da China criticou nesta sexta-feira (11) a tarifa de importação de produtos brasileiros anunciada esta semana pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“A igualdade de soberania e a não-intervenção em assuntos domésticos são princípios importantes da Carta da ONU e normas básicas nas relações internacionais”, disse a porta-voz do minstério, Mao Ning, ao ser questionada por uma repórter sobre o que achava da tarifa de 50% a produtos brasileiros que entraram nos EUA anunciada por Trump.

“Tarifas não deveriam ser uma ferramenta de coerção, intimidação ou interferência”.

O anúncio de Trump sobre o aumento da tarifa aos produtos brasileiros veio logo após o fim da cúpula do Brics, grupo do qual a China também faz parte, realizada na semana passada no Rio de Janeiro.

(G1/Foto:Win Mcnamee Getty Images via AFP)

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo para contratação de Técnico de enfermagem

0

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), abriu o processo seletivo para o cargo de técnico de enfermagem. Os interessados devem enviar o currículo anexado em formato PDF através do endereço de e-mail curriculo.hrj@irmadulce.org.br, até o dia 14 de julho (segunda-feira). No assunto do e-mail, deve ser informado o nome da vaga.

Podem concorrer ao cargo, candidatos com Curso de Técnico de Enfermagem completo e que possuam experiência em uma das áreas a seguir: obstetrícia, pediatria, banco de leite, neonatologia e/ou assistência ao adulto. Além, disso é necessário ter registro no conselho de classe da categoria e disponibilidade de horários.

A função também está disponível para Pessoas com Deficiência (PCD).

(Foto:Instagram Juazeiro Online)

Petrolina (PE): Motoristas devem ficar atentos as mudanças no trânsito durante o final de semana

0

Com foco na segurança dos atletas, pedestres e na organização do tráfego de veículos, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), irá oferecer apoio operacional durante a 2ª Corrida Rústica Internacional do Agronegócio, que será realizada neste domingo (13). A largada está marcada para às 6h30, com saída e chegada na sede da empresa Seiva do Vale. O evento contará com dois percursos: um de 5 km, realizado integralmente na BR-428, e outro de 15 km, que abrangerá tanto vias federais quanto municipais.

Para garantir a fluidez e a segurança viária, a AMMPLA definiu um plano operacional em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM). O percurso de 5 km será monitorado exclusivamente pela PRF, enquanto o trajeto de 15 km contará com o suporte conjunto das três instituições. O percurso mais longo terá início na BR-428, segue em direção à rotatória do Centenário, passando pela Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, Rua Antônio Santana Filho, Praça Dom Malan, Avenida Guararapes, Rua Joaquim Nabuco e Avenida Cardoso de Sá. Os competidores então retornarão até a rotatória do Centenário e seguirão novamente pela BR-428 até o ponto de chegada, em frente à Seiva do Vale.

Durante o evento, haverá bloqueios temporários nas vias por onde os atletas passarão. A AMMPLA informa que as interdições serão parciais e gradativas, com liberação imediata do tráfego à medida que os participantes forem avançando no percurso. Agentes de trânsito estarão distribuídos em pontos estratégicos para orientar condutores e pedestres, garantindo maior segurança e organização. A Autarquia reforça a importância da compreensão e colaboração dos condutores durante o evento, que além de valorizar o esporte, promove o turismo esportivo regional.

(Foto: Ayrton Latapiat)

Dia E mobiliza HU-Univasf com 62 atendimentos pelo SUS no Vale do São Francisco

0

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh) realizou o “Dia E”, esforço concentrado que resultou em 62 atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foram realizadas 20 cirurgias, sendo 15 de ortopedia e cinco de bucomaxilofacial, além de 42 exames, entre eles, 19 ultrassonografias e 23 ecocardiogramas.

A mobilização integra o programa “Ebserh em Ação” e ocorreu simultaneamente nos 45 hospitais universitários federais vinculados à estatal. Em todo o país, a iniciativa somou 10.160 exames, 1.244 consultas e 1.060 cirurgias, com a participação de mais de 2 mil profissionais, entre médicos, professores, residentes, estudantes de graduação e demais trabalhadores da saúde.

O superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, destacou que a ação não se encerra neste momento e que, ao longo do ano, novos procedimentos, entre cirurgias e exames, continuarão a ser realizados, ampliando o acesso da população aos serviços e contribuindo para a melhoria da assistência aos usuários do SUS.

“O hospital contribuiu de forma eficiente para o sucesso dessa ação nacional. Realizamos cirurgias e exames de imagem, e faço um agradecimento especial às equipes administrativa e assistencial, que se empenharam para convocar os pacientes que aguardavam na lista de espera”, ressaltou o superintendente.

Entre os pacientes beneficiados, a vendedora Fabiana Bispo, de 33 anos, celebrou o atendimento. “Quebrei a clavícula em um acidente de moto, e estava há cinco dias aguardando pela cirurgia. Hoje, minha esperança foi renovada. Estava com muita expectativa por esse procedimento”, afirmou.

Guilherme Locio, cardiologista e responsável técnico pelo serviço de imagem do HU-Univasf, destaca o empenho da equipe. “Nosso serviço de residência em Cardiologia, junto com toda a equipe, abraçou essa ação, que contou com a realização de ultrassonografias gerais e vasculares. Estou muito feliz com o resultado e com o dever cumprido. Seguimos firmes, oferecendo assistência de qualidade à população”, finaliza.

Parceria

O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, tem nos permitido enfrentar o desafio histórico de acesso à atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende.

(Foto:HU-Univasf)

Inscrições para o programa Minha Casa, Minha Vida em Petrolina ainda serão iniciadas

0

A Prefeitura de Petrolina se prepara para iniciar uma nova etapa do programa Minha Casa, Minha Vida no município. A grande novidade é que este ano, todo o processo de inscrição será 100% online, por meio de um aplicativo exclusivo que será lançado em breve.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade reforça que as inscrições ainda não foram iniciadas. Quando isso ocorrer, os interessados poderão se inscrever de forma totalmente gratuita, sem a necessidade de realizar qualquer tipo de pagamento.

A população deve ficar atenta aos canais oficiais da Prefeitura para acompanhar todas as informações sobre o cronograma, os critérios de participação e o passo a passo para a inscrição.

O objetivo da mudança é garantir mais agilidade, transparência e comodidade para quem deseja participar do programa habitacional. A nova plataforma permitirá que os interessados realizem o cadastro de forma segura, sem enfrentar filas ou se deslocar até órgãos públicos.

Retirada dos Kits para a 2ª Corrida Rústica Internacional do Agronegócio começa nesta sexta (11)

0

A contagem regressiva para um dos eventos esportivos mais aguardados do Vale do São Francisco entrou em sua fase decisiva! A partir desta sexta-feira (11), os 1.300 atletas inscritos na 2ª Corrida Rústica Internacional do Agronegócio podem retirar seus kits de participação, etapa crucial para garantir presença na linha de largada.

Com a prova marcada para este domingo, 13 de julho, a organização reforça a importância de que todos os corredores compareçam para buscar seus materiais dentro do prazo estabelecido.

Atenção, Atletas! Detalhes da Retirada dos Kits:

Datas: Sexta-feira, 11 de julho e Sábado, 12 de julho de 2025.
Local: Seiva do Vale (BR 428 – Vila Débora, Petrolina – PE).
Horário: Sexta (15h às 19h)/ Sábado (9h às 16h).

É fundamental respeitar esse cronograma. A retirada pontual do kit evita imprevistos de última hora e garante que cada participante tenha em mãos tudo o necessário – como número de peito e chip de cronometragem – para encarar os percursos com segurança e tranquilidade.

A prova promete emoção no domingo

A 2ª Corrida Rústica Internacional do Agronegócio oferece desafios para diferentes perfis de corredores, com dois trajetos:

* Percurso de 5km
* Percurso de 15km

SERVIÇO:
Evento: 2ª Corrida Rústica Internacional do Agronegócio
Retirada de Kits:
* Datas: 11 e 12 de julho de 2025
* Local: Seiva do Vale
* Horário: Sexta (15h às 19h)/ Sábado (9h às 16h).

Corrida:
* Data: 13 de julho de 2025 (Domingo)
* Largada: Seiva do Vale
* Horário: 6h30
* Percursos: 5km e 15km

(Foto: Minussi Audiovisual)

Criança que caiu em Cânion é encontrada morta após 10 horas de buscas no Rio Grande do Sul  

0

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul confirmou na noite desta quinta-feira (10) a morte da menina de 11 anos que caiu do Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS).

Segundo a Corporação, a criança foi encontrada a 70 metros do local da queda. As equipes de resgate chegaram ao local que o corpo estava por volta das 22h55.

Ela havia sido localizada inicialmente por volta das 17h30, com o uso de um drone com câmera térmica. A operação de resgate, iniciada logo após o acidente, envolveu bombeiros de três municípios, equipes do Samu, policiais militares e civis, além de três aeronaves.

Segundo informações do secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a menina era natural de Curitiba (PR) e visitava o parque com os pais e dois irmãos.

No momento do acidente, a família fazia uma pausa em um banco de descanso para lanchar, quando a menina, que, de acordo com os bombeiros, tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA), saiu correndo em direção ao penhasco. O pai ainda tentou impedir a queda, mas não conseguiu alcançá-la a tempo.

(CNN/Foto:CRBM)

Petrolina (PE): 5º BPM apreende armas de fogo e drogas no bairro Cosme e Damião

0

A Polícia Militar apreendeu drogas e armas de fogo durante a OPERAÇÃO HÓRUS, no bairro Cosme e Damião, em Petrolina (PE).

Segundo denúncias, integrantes da facção criminosa chamada ‘BDM’ estariam utilizando um local no bairro para armazenar armas e planejar homicídios.  Os indivíduos fugiram ao perceber a chegada da PM.

Materiais apreendidos:

-01 Pistola Glock calibre 9mm;

-01 Espingarda Calibre 12;

-02 Carregadores de arma de fogo;

-04 Munições calibre 9mm;

-20 cápsulas Calibre 38;

-12 gramas de Maconha;

-02 Balanças de precisão;

-01 Balaclava;

-01 Gandola do Exército.