Nesta quarta-feira (19) a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o abastecimento das Unidades Básicas de Saúde com medicamentos essenciais para o controle de sintomas respiratórios. A gestão municipal montou uma série de ações para evitar o agravamento das crises respiratórias e a necessidade de internações hospitalares. As medidas fazem parte do Plano Municipal de Contingenciamento das Doenças Respiratórias Sazonais, focado principalmente na assistência ao público infantil nos primeiros sinais de gripe.
Os medicamentos ajudam a aliviar as crises respiratórias causadas pelo bloqueio dos brônquios, melhorando a passagem de ar para os pulmões. A iniciativa visa diminuir a demanda por serviços hospitalares e prevenir complicações mais graves, como internações e intubações. A Secretaria de Saúde ressalta ainda que as equipes de Saúde da Família estão capacitadas para oferecer o suporte necessário durante esse período de doenças respiratórias, que ocorre de março a junho, quando é registrado o agravamento dos casos.
As Unidades Básicas de Saúde na área urbana atendem das 7h às 17h, na zona rural o horário é das 7h às 13h, exceto em Rajada, que oferece atendimento 24 horas. Essas medidas buscam garantir uma resposta rápida e eficaz, oferecendo suporte direto à população.