Até o primeiro trimestre de 2023, um a cada quatro brasileiros afirmaram ter sofrido com problemas de memória ou dificuldades na fala 30 dias após a confirmação do diagnóstico de Covid-19.
O número engloba todas as pessoas que tiveram a doença confirmada por testes médicos ou consideram ter tido, representando 27,1% desse grupo. Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgada nesta sexta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística).
Entre os brasileiros que tiveram ou consideram ter contraído a Covid, 89,7% afirmou que teve sintomas durante a doença, enquanto 10% foram assintomáticos. No Brasil, 55 milhões de pessoas tiveram a condição confirmada por teste médico e 20,4 milhões consideram já ter pego o vírus alguma vez. (R7)






