As urnas eletrônicas e os sistemas de votação e apuração que serão utilizados nas Eleições Gerais 2026 passarão por etapas de fiscalização e auditorias antes, durante e após o processo eleitoral.
Uma dessas etapas é o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, que tem como objetivo garantir e fortalecer a segurança da urna e dos demais sistemas eleitorais. O Teste Público é parte essencial do próprio ciclo de desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sistemas.
Diante disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, na sexta-feira (27), no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), o edital de convocação do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, que ocorrerá de 1º a 5 de dezembro, em espaço preparado e reservado na sede do Tribunal, em Brasília.
As inscrições das pessoas interessadas em participar do evento começaram na segunda (30) e vão até 18 de julho.
As inscrições para o Teste Público devem ser feitas por meio da página oficial do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, na qual também serão publicadas todas as informações, calendário, prazos e resultados. A participação no Teste será limitada a até 15 inscrições, individuais ou em grupo. O grupo terá até três participantes. Terá a inscrição selecionada a investigadora, o investigador ou grupo que tiver pelo menos um plano de teste aprovado pela Comissão Reguladora.
Após o encerramento das inscrições, uma lista com os participantes será divulgada, em data estabelecida no calendário do Teste Público, e estará disponível na página do TSE.
Objetivo e abrangência do Teste dos Sistemas Eleitorais
Conforme detalhado no edital, o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025 tem como objetivo fortalecer a confiabilidade e a segurança dos sistemas de geração de mídias, captação de votos, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, essenciais para as Eleições Gerais 2026. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil).