O governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, ordenou, nesta terça-feira (27/5), a suspensão temporária na concessão de vistos a estudantes internacionais e considera implementar uma análise mais rigorosa das redes sociais dos solicitantes. A medida já deve começar a ser sentida em universidades de ponta como Harvard e Yale, que informaram a paralisação de entrevistas para novos candidatos internacionais.
Segundo o site de notícias norte-americano Politico, o Departamento de Estado norte-americano suspendeu indefinidamente as entrevistas para concessão do visto F-1, voltado a estudantes estrangeiros que desejam cursar instituições de ensino nos Estados Unidos.
A orientação foi emitida enquanto o governo considera se deve exigir que todos os estudantes estrangeiros que se candidatam a estudar nos EUA passem por uma verificação de mídia social, relatou o portal.
Como a medida ainda está em avaliação, Washington determinou a suspensão temporária da concessão de novos vistos, segundo a mesma fonte. Um comunicado foi enviado a todos os consulados dos EUA, orientando que cessem as entrevistas com candidatos até novo aviso.
(Metrópoles/Foto: Isac Nobrega-PR)