Tolentino, o artífice das relações políticas entre o poder e a população

Esse baiano, o assessor especial, Orlando Tolentino é de longe, o nome mais comentado nos bastidores da política em Petrolina. Sobretudo, em momentos de impasse e tensão. Orlando Tolentino tem a intuição do que pode ser projetado em perfeita harmonia entre o Governo Simão Filho (UNIÃO) e os interesses plurais da sociedade, temas que passam pela Câmara dos Vereadores. E deu provas sobejas quando o vereador Osório Siqueira implodindo a lógica, foi levantado presidente do Legislativo Municipal, surgindo como uma larva de vulcão e derrotando setores que esquentavam o fogo amigo dentro do próprio governo.

Orlando Tolentino, construiu aquela mesa diretora que se repete agora por unanimidade para essa legislatura onde Osório Siqueira é reconduzido ao posto. Orlando Tolentino pacificou os interesses antagônicos dentro da Câmara sob a devotada confiança do chefe Simão Filho.

Orlando Tolentino é um experiente articulador político e servidor aposentado da Polícia Federal. Com histórico como secretário de Governo e Planejamento, focando na articulação política e defesa da administração. Assessor Especial da Prefeitura de Petrolina (até pelo menos esse início de 2026).

Tolentino já foi secretário de Governo, secretário de Planejamento e diretor da AMMPLA (Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina). Da formação acadêmica é engenheiro agrônomo, bacharel em Direito. Assumiu a Secretaria de Governo e Agricultura em 2020 durante a gestão de Miguel Coelho. Mas já havia passado no governo Julio Lossio (PSD) entre 2009 a 2016. E com muito êxito.

Tolentino é homem habilidoso na conversa e carrega consigo o trato psicológico e a lógica do poder quando há modos republicanos para ideias consensuais. Traz em seu histórico a democrática convivência dos contrários. E talvez isso, desperta admiração na classe política petrolinense, por superar impasses de guerra sem gastar um palito de fósforo nas batalhas. É um grande quadro público nesses tempos difíceis de surgir lideranças natas. Seu whatsapp atende rápido, com respostas racionais e francas.

Por Marcelo Damasceno
Petrolina (PE).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui