O blog publicou matéria no dia 8 de maio sobre a falta dos medicamentos Micofenolato de Sódio e a Ciclosporina nas Farmácias do Estado para pacientes transplantados renais do Vale do São Francisco. Relembre aqui.
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco atualizaram nesta terça-feira (13) como está o processo de abastecimento dos remédios.
Veja:
“A diretoria farmacêutica da Secretaria de Saúde de Pernambuco informa que o micofenolato de sódio 360mg é distribuído pelo Ministério da Saúde e foi entregue nesta segunda-feira (12/05) ao operador logístico da Farmácia para distribuição”, informou a SES-PE.
“O Ministério da Saúde informa que é responsável pelo fornecimento de mais de 300 medicamentos diretamente aos estados, que realizam a distribuição aos municípios. Entre março e abril de 2025, foram enviadas 35.760 unidades de micofenolato de sódio para Pernambuco — sendo 21 mil da apresentação de 360 mg e 14.760 da de 180 mg. Novas remessas estão previstas para entrega até o fim desta semana.
O medicamento micofenolato de sódio (180 mg e 360 mg) apresenta atraso no fornecimento em nível nacional, por parte do fabricante. A pasta já adotou as medidas cabíveis para normalização do abastecimento.
Quanto à ciclosporina, a aquisição, armazenamento, programação e dispensação são de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Saúde e do Distrito Federal, com recursos próprios”, informou o Ministério da Saúde.