Em resposta à reclamação de pacientes transplantados renais do Vale do São Francisco sobre a falta de medicamentos como Micofenolato de Sódio e a Ciclosporina nas Farmácias do Estado, a Secretaria de Saúde de Pernambuco no enviou uma nota de esclarecimento.
NOTA
“A Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica informa que o medicamento Ciclosporina 25mg encontra-se em processo de aquisição esta em andamento, visto que o processo anterior resultou em fracassado.
Contudo informa-se que a Farmácia de Pernambuco possui disponível em estoque as apresentações de Ciclosporina 50mg, 100mg e 100mg/mL, a diretoria geral orienta que os pacientes consultem seus médicos assistentes para avaliação da possibilidade de ajuste terapêutico com base nas apresentações farmacêuticas atualmente disponíveis, a fim de evitar a descontinuidade do tratamento, garantindo sua segurança e eficácia.
Em relação ao Micofenolato de Sódio, cuja aquisição é de responsabilidade do Ministério da Saúde, encontra-se temporariamente comprometido em razão de atrasos logísticos por parte do fornecedor. Essa situação tem impactado a distribuição do insumo em diversos estados do país.
A Farmácia reforça que realiza o monitoramento contínuo da situação de abastecimento e mantém articulação permanente com o Ministério da Saúde, com o objetivo de viabilizar soluções emergenciais que garantam a continuidade do tratamento dos pacientes atendidos pelo SUS em Pernambuco”.
(Foto: divulgação)