PRF conclui operação Sumaúma II com foco no combate a crimes ambientais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu, na segunda-feira (21), a Operação Sumaúma II, que teve como foco o enfrentamento a crimes ambientais em nove estados do Brasil. A iniciativa teve início no dia 12 de setembro e reuniu diversos órgãos ambientais, com destaque para apreensões de minério, madeira ilegal, animais silvestres, alimentos sem refrigeração e outros itens.

Além da PRF, a operação reuniu servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), bem como órgãos estaduais de defesa do meio ambiente. Entre as apreensões, destacam-se:

Madeira ilegal: cerca de 1000 m³;
Pescado: 29 toneladas, além de 35 toneladas de camarão transportadas na carroceria de dois caminhões;
Minério: 135 toneladas;
Animais silvestres resgatados: 267, sendo 140 papagaios;
Iphones apreendidos: 1.200 unidades
Maquinários e aviões: dois aviões clandestinos e dois maquinários para extração de minério apreendidos
Total de ocorrências: 170.

Operação

A Operação Sumaúma II corresponde à fase operativa do Curso de Fiscalização Ambiental, realizado em Florianópolis(SC), e representa a etapa de consolidação prática dos conhecimentos adquiridos pelos participantes durante a capacitação. A operação foi realizada de forma simultânea em nove bases operacionais, abrangendo diferentes regiões do país, incluindo Salgueiro em Pernambuco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui