Dados oficiais do Ministério da Saúde apontam que cerca de 31% da população brasileira apresenta algum transtorno mental comum, como ansiedade e depressão, colocando o Brasil entre os países com os maiores índices de ansiedade da América Latina. Diante desse cenário, o cuidado com a saúde emocional torna-se fundamental para a promoção da qualidade de vida da população.
Atenta a essa realidade, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça durante este mês as ações do ‘Janeiro Branco’, campanha nacional dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental.
Em Petrolina, os cuidados com a saúde mental começam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que contam com equipes multiprofissionais preparadas para o primeiro acolhimento, escuta qualificada e encaminhamentos quando necessário. Além disso, o município oferece suporte em outros serviços da rede, como o Centro de Parto Normal, Centro Auditivo, e atendimentos especializados, realizados pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), voltados ao cuidado contínuo de pessoas com sofrimento psíquico.
Petrolina também conta com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece atendimento gratuito, sigiloso e humanizado, voltado ao apoio emocional e à prevenção do suicídio. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, por meio do telefone 188, com ligação gratuita, garantindo escuta qualificada a todas as pessoas que necessitarem.
Programação:
20/01 às 16h – Abrigo Municipal
23/01 às 11h – Centro Auditivo de Petrolina
28/01 às 10h – Parque Municipal Josepha Coelho
30/01 às 9h – CAPS Infantojuvenil
31/01 às 7h – Mutirão psicológico na UBS Leonor Elisa (Dom Avelar)






