Dentro da programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio e à valorização da vida, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Petrolina promoveu uma palestra na sala de espera da Policlínica Municipal. A ação teve como objetivo orientar e sensibilizar os usuários do serviço de saúde sobre a importância cuidado com a saúde mental e reforçando os serviços de apoio disponíveis no município que integram a rede de proteção à mulher.
Durante a atividade, além da temática de prevenção ao suicídio, foram abordados temas no enfrentamento à violência doméstica, fortalecimento da rede de apoio e incentivo à busca por ajuda profissional. De forma acessível e acolhedora, a equipe da Patrulha Maria da Penha reforçou que pedir ajuda é um ato de coragem e que toda a rede municipal conta com profissionais capacitados para oferecer acolhimento e acompanhamento.
“É importantíssimo participar de eventos como esses e levar as informações para a população em todos os lugares, esclarecendo as dúvidas, interagindo com as pessoas e ouvindo-as. Falando da violência doméstica de forma simples, com exemplos reais para que todos conheçam os tipos de violência e onde possam denunciar e pedir ajuda. Acolher essas mulheres vítimas de violência também é um ato de cuidado com a saúde mental”, destacou a coordenadora da Patrulha, a Guarda Civil Maria Aparecida.
A iniciativa visa contribuir com a campanha Setembro Amarelo, promovida nacionalmente, e reforça o compromisso da Prefeitura de Petrolina em cuidar da saúde física e emocional da população.






