Petrolina discute igualdade, autonomia e combate à violência na 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

Na próxima segunda-feira (28), Petrolina será palco da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento, que acontecerá das 8h às 17h, na Faculdade de Petrolina (FACAPE), é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O objetivo é promover um debate democrático e plural sobre o fortalecimento da cidadania das mulheres, ampliando a escuta e a participação da sociedade na formulação de políticas públicas mais inclusivas e eficazes.

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a conferência irá reunir lideranças femininas, representantes da sociedade civil, gestores públicos e especialistas para discutir estratégias e caminhos para garantir a igualdade de gênero em Petrolina. A proposta é construir soluções para desafios históricos, como a erradicação da extrema pobreza entre mulheres, o combate às desigualdades sociais e a ampliação da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres da região. As discussões serão orientadas pela escuta atenta da realidade local, considerando as diversidades e as interseccionalidades que atravessam a vida das mulheres petrolinenses.

A programação da conferência será guiada por cinco eixos temáticos fundamentais. São eles: Poder e Participação das Mulheres: Conquistas, Desafios e Estratégias de Ampliação; Políticas Públicas para as Mulheres: Implementação, Financiamento, Desafios Territoriais e Controle Social; Enfrentamento das Violências contra as Mulheres: Avanços Legislativos, Mecanismos de Proteção e Fortalecimento da Rede de Enfrentamento; Autonomia Econômica, Direitos Sexuais e Reprodutivos: Pilares para a Igualdade e o Desenvolvimento; e Mulheres, Diversidades e Interseccionalidades: Construindo Políticas Inclusivas. Cada eixo representa um aspecto essencial da luta por igualdade e será discutido em grupos de trabalho e plenárias.

A 5ª Conferência não é apenas um espaço de debate, mas um momento de construção coletiva. As propostas apresentadas irão compor o relatório municipal, com encaminhamentos que servirão de base tanto para as ações locais quanto para a participação das delegadas na etapa estadual da Conferência da Mulher. Trata-se de um compromisso da gestão pública com a escuta, o diálogo e a efetivação de políticas que garantam às mulheres de Petrolina mais oportunidades, segurança, respeito e voz ativa na sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui