Petrolina aperece em ranking como uma das cidades mais transparentes do país, revela MPF

    petrolina

    O Ministério Público Federal divulgou na última quarta-feira (9), pela primeira vez, um ranking nacional da transparência de todos os municípios e estados do país. O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

    Entre os dias 8 de setembro e 9 de outubro, em atuação coordenada em todo o Brasil, o Ministério Público Federal fez a avaliação dos portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros. O índice alcançado por Petrolina foi de 6,40, numa escala que vai até 10, a média geral dos municípios brasileiros foi 3,91. O município pernambucano está a frente de resultados obtidos por 11 estados do país e 61% acima da média de 5 municípios brasileiros.

    Petrolina também obteve o índice melhor do que 6 capitais, se equiparando a capital baiana, Salvador. A cidade também alcançou a 32ª posição dentro de Pernambuco, o estado possui 184 cidades.

    Segundo o prefeito, Julio Lossio, a transparência da coisa pública deve ser uma das prioridades de qualquer governo. “Recentemente disponibilizamos no nosso portal da transparência os cargos e remunerações de todos os servidores da gestão e estamos sempre oferecendo a população informações que elas têm direito a ter acesso”, discorre o prefeito Lossio.

    De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior, a meta de Petrolina é despontar entre os 5 melhores portais da transparência de Pernambuco nos próximos 45 dias. “Estávamos em uma fase de mudanças de plataforma e de sistema, realizando alimentações de todos os dados. Quando finalizarmos estaremos entre os cinco portais melhor avaliados do estado de Pernambuco”, finaliza Geraldo Junior.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui