Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Errata em ação conjunta com o GAECO/MPF/RJ, que também contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal, visando reprimir a corrupção na rede municipal de ensino da cidade de Belford Roxo/RJ, situada na Baixada Fluminense. A ação tem como objetivo combater o desvio de recursos oriundos do Fundo Nacional de Educação (FUNDEB) para contratações firmadas pela Secretaria de Educação do Município de Belford Roxo, mediante inexigibilidade de licitação, para o fornecimento de livros didáticos aos alunos da respectiva rede pública de ensino.
Na deflagração de hoje, cerca de 150 policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva nos municípios do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu/RJ, além de 42 mandados de busca e apreensão nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (14), Nova Iguaçu (11), Belford Roxo (7), Fortaleza (4), Maricá/RJ (2), Armação dos Búzios/RJ (1), Mesquita/RJ (1), Recife (1) e Paulista/PE (1).
Em Pernambuco dentro da Operação Errata foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sendo o primeiro numa empresa de Recife responsável pelo fornecimento de material didático para prefeituras, onde foram apreendidos computadores e documentos. O segundo, em Paulista na residência de um contador e empresário de 47 anos, dono de uma gráfica sendo apreendidos um Veículo SW4, notebooks, relógios, celular, mídia de computadores e documentos. Todo o material apreendido ficará a disposição da coordenação da operação do Rio Janeiro a fim e subsidiar as investigações que estão em andamento. (Foto: PF)