Pelo menos 17 pessoas morreram após o rompimento de uma barragem no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, centro de Minas Gerais, nesta quinta-feira (5). A informação é do comandante do Corpo de Bombeiros Civil de Mariana, Adão Severino Junior.
Ainda de acordo com a fonte, o número de mortes pode chegar a 60, já que há dezenas de desaparecidos, que podem estar ilhados ou soterrados.
Nenhum balanço oficial foi divulgado ainda.
Oficialmente, uma morte foi confirmada pela assessoria do Hospital Monsenhor Horta. Cinco pessoas deram entrada na unidade desde a hora do acidente, sendo que uma não resistiu aos ferimentos.
A Barragem de Fundão, que pertence a mineradora Samarco, rompeu por volta das 16h20. Em nota, a mineradora disse que “está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente”.
A empresa pediu que os moradores do distrito de Bento Rodrigues, distante 23 quilômetros de Mariana, esvaziassem o local com urgência. Equipes dos Bombeiros, do SAMU, da Defesa Civil e da Guarda Municipal estão no local.