Um novo foco de incêndio foi registrado no Parque Nacional Boqueirão da Onça, no norte da Bahia, que enfrenta o fogo desde o início desse mês. No domingo (9), outra extensa área de vegetação na zona rural de Sento Sé começou a ser atingida pelas chamas.
O fogo tem se alastrado rapidamente entre as localidades de Volta da Serra e Cajuí, por causa da seca. Para combater o incêndio, 40 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (iCMBio) foram acionados e atuam nesta terça-feira (11). Ambientalistas da prefeitura muniicpal de Sento Sé também trabalham, em conjunto.
Ainda não foi identificada a causa das chamas, nem o tamanho da área afetada desde o dia 1° de outubro, quando o primeiro incêndio florestal foi registrado no parque. Os brigadistas do iCMBio controlaram as chamas após cinco dias, contudo, o fogo reapareceu quatro dias depois.
O Parque Nacional Boqueirão da Onça foi criado em 2018 e tem 347.557 hectares, se estendendo pelos municípios de Campo Formoso, Juazeiro, Sento sé e Sobradinho.
O espaço é considerado a última grande área selvagem da caatinga e é conhecido pela presença de onças pardas e pintadas, que estão em extinção.