Neoenergia reforça operações em Petrolina diante de altas temperaturas que chegam a 41º

A Neoenergia Pernambuco intensificou, ao longo da primeira semana de fevereiro, as ações operacionais em Petrolina para garantir a continuidade e a segurança do fornecimento de energia elétrica diante das altas temperaturas registradas no município, que chegaram a 41 °C. O cenário de calor extremo provocou um aumento no número de ocorrências de sobrecarga no sistema elétrico da cidade.

Para agilizar o atendimento à população, a distribuidora dobrou o número de equipes destinadas aos serviços de emergência e executou uma série de melhorias emergenciais na rede elétrica. Entre as principais ações realizadas estão 17 aumentos de potência em transformadores e ajustes em equipamentos de proteção do sistema. Apenas nesta semana, as equipes de plantão realizaram o atendimento a mais de 90 chamados relacionados diretamente aos efeitos da alta temperatura sobre a rede elétrica.

Além disso, foram registrados sete incêndios iniciados em redes de provedores de internet, que acabaram impactando o sistema elétrico, exigindo atuação imediata das equipes técnicas da Neoenergia Pernambuco.

Os trabalhos das equipes se concentraram, principalmente, nos bairros Cidade Universitária, Jatobá, Henrique Leite, Rio Corrente, Jardim Petrópolis, Portal da Cidade, Loteamento Recife, Vila Débora, Loteamento Vila Nova, Dom Avelar e Terra do Sul.

De acordo com o supervisor de Operações da Neoenergia Pernambuco, Filipe Campos, o esforço operacional tem sido intenso diante das condições climáticas extremas. “Estamos enfrentando um período de calor muito acima da média, o que naturalmente aumenta o consumo de energia e pressiona o sistema elétrico. Nossas equipes estão atuando de forma incansável, 24 horas por dia, inclusive sob temperaturas elevadas, para garantir o atendimento rápido às ocorrências e reforçar a confiabilidade da rede em Petrolina”, destacou Filipe.

A distribuidora reforça a importância do uso consciente da energia elétrica, especialmente em períodos de calor intenso, quando equipamentos como aparelhos de ar-condicionado e ventiladores são utilizados de forma simultânea e prolongada. Além disso, para manter a temperatura interna, eletrodomésticos como geladeira e freezers consomem mais energia.

Outro ponto de atenção é a necessidade de aprovação prévia da Neoenergia Pernambuco para solicitações de aumento de carga ou ampliação de sistemas de geração solar. Intervenções realizadas sem a devida autorização técnica podem comprometer o equilíbrio da rede e provocar sobrecargas, afetando o fornecimento para toda a região.

A Neoenergia Pernambuco segue monitorando o sistema elétrico de Petrolina de forma contínua e mantém equipes mobilizadas para atuar prontamente, garantindo mais segurança, qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia à população.

GERAÇÃO SOLAR
Outro problema que tem sido recorrente em Petrolina é a ampliação das gerações de energia solar à revelia. Ou seja, sem aviso prévio à Neoenergia, o que impacta diretamente na qualidade do fornecimento para toda a sociedade. É importante ressaltar que esse tipo de ação é proibida e pode gerar penalidades como perda do benefício da isenção do pagamento pela disponibilidade da rede elétrica, até o pagamento da geração não informada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui