Considerada uma das maiores chuvas de meteoros do ano, a Geminídeas foi vista na noite da última sexta (13) e madrugada deste sábado (14) por membros da Associação Astronômica de Arcoverde (PE) e em várias cidades do Sertão. O fenômeno está ativo desde o dia 4 e deve ter visibilidade mais baixa do que o normal por causa da Lua cheia ao longo dos próximos dias.
Segundo Marlon Tenório, representante da Associação Astronômica, enquanto a maioria das chuvas de meteoros são geradas por detritos da passagem de cometas, no caso da Geminídeas, elas são formadas por resíduos do asteroide denominado “Faetonte”, que é uma rocha espacial que tem o comportamento de um cometa.
A Geminidas é a penúltima chuva de meteoros esperada para o ano. A última, chamada de Ursidas, deve acontecer na segunda quinzena de dezembro, com o pico previsto para o dia 23 deste mês.
No total, 12 chuvas de meteoro relevantes estavam previstas para 2024, segundo o Observatório Real de Greenwich. (Foto: Associação Astrônomica de Arcoverde).