A governadora Raquel Lyra e o superintendente da Polícia Federal (PF) em Pernambuco, Antônio de Pádua, formalizaram na última semana, a instalação de uma Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) em Petrolina (PE). A medida, oficializada com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, amplia a atuação integrada contra o crime organizado no território pernambucano e nas divisas com outros estados.
A nova FICCO terá como foco o combate à criminalidade violenta no Sertão, em especial nas regiões que fazem divisa com a Bahia, Piauí, Ceará e Paraíba. O trabalho integrado permitirá a ampliação de investigações, otimizar recursos e fortalecer a cooperação entre as forças policiais.
Em Pernambuco, a FICCO reúne as polícias Federal, Civil, Militar, Penal e Rodoviária Federal. A integração já vem garantindo resultados expressivos, como a desarticulação de organizações criminosas, prisão de integrantes de quadrilhas e apreensão de bens ilícitos, com impacto direto na redução dos índices de violência letal.
“Na estrutura da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado o trabalho é feito de forma integrada, e isso nos trará uma qualidade nas investigações e nas operações para a agir com mais efetividade na repressão ao crime organizado, com resultados muito positivos não só para Petrolina, como também para toda a região”, ressaltou o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho.






