Estudantes e técnicos do Procon da Facape participam de capacitações para melhorar atendimento

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    Integrantes do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) participaram esta semana de capacitações ministradas por técnicos do Procon do Recife. A proposta é agilizar e melhorar o atendimento aos consumidores que procuram a unidade.

    O primeiro curso foi sobre o serviço de cálculo. O economista Edmir Japiassu explicou como analisar as reclamações de consumidores que denunciam a cobrança abusiva de taxas de juros. “Antes, o processo deveria ser enviado ao Recife. Agora, o Procon da Facape tem acesso ao sistema e nós já podemos calcular se há ou não abuso nas taxas de financiamentos ou empréstimos”, disse a coordenadora da unidade, Ednalva Burgos.

    Segundo a assessora jurídica da Secretaria estadual de Direitos Humanos (pasta responsável pelo Procon em Pernambuco), Cristiane Oliveira, a ação faz parte de um trabalho de interiorização. “Antes apenas na sede do Recife era oferecido esse atendimento. Agora estamos fazendo capacitações em todas as bases do Procon de Pernambuco para que na própria unidade o consumidor tenha acesso ao serviço de cálculo”, explicou.

    A outra capacitação abordou diversos aspectos do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O Procon da Facape funciona de segunda a quinta-feira, no campus da instituição, das 8h às 11h, com distribuição de fichas logo no início da manhã.

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