Documentário produzido pela TV Caatinga de Petrolina (PE) inaugura série inédita na TV Brasil

O documentário “Parque Nacional Serra da Capivara: nosso patrimônio da humanidade”, produzido pela TV Caatinga, WEBTV educativa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), será exibido em rede nacional neste sábado (3), às 18h30, na TV Brasil. A emissora estreia a série documental inédita “Olhar Brasil”, primeira coprodução realizada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O episódio produzido pela TV Caatinga retrata um dos mais importantes sítios arqueológicos do país localizado em São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como patrimônio cultural da humanidade. A obra audiovisual oferece ao público uma perspectiva sensível sobre a riqueza cultural, paisagens naturais e histórias relacionadas ao parque, destacando a importância científica e arqueológica para o mundo.

De acordo com o diretor técnico e de operações da TV Caatinga, Jaldo Lopes, a estreia do documentário na programação da TV Brasil representa não apenas uma conquista institucional para a Univasf, mas também um momento importante de reforço da comunicação pública e da presença de produções acadêmicas e regionais no cenário audiovisual nacional. “Durante a produção, tivemos o privilégio de registrar o parque em dois cenários distintos: na estiagem e logo após as chuvas, o que nos permitiu divulgar a impressionante resiliência e beleza da Caatinga”, ressalta.

A série “Olhar Brasil” é a primeira coprodução entre a EBC e emissoras associadas à RNCP, reunindo 10 episódios selecionados entre 36 propostas inscritas em edital nacional. Cada episódio tem cerca de 26 minutos de duração e apresenta aspectos turísticos, culturais e históricos de diferentes regiões brasileiras, com o objetivo de fortalecer a produção audiovisual regional e valorizar a diversidade cultural do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui