Covid-19: grupos prioritários devem tomar reforço da vacina

Os meses de março a agosto marcam em Pernambuco o período de sazonalidade de doenças respiratórias. Na sexta-feira passada, o Governo do Estado abriu mais 10 leitos leitos de UTI Neonatal no Hospital da Mulher do Agreste (HMA), em Caruaru, no Agreste, e informou que 39 pacientes ainda aguardavam vaga em UTI pediátrica e um em UTI Neonatal, todos com diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Em um cenário de cuidados redobrados, os profissionais de saúde reforçam a importância da vacinação contra a Covid-19 para dificultar a circulação do vírus e reduzir hospitalizações.

O Ministério da Saúde enviou na semana passada mais 2,2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 para todos os estados e o Distrito Federal. O total nos primeiros meses deste ano chega a 6,3 milhões.

As vacinas ofertadas pelo SUS são as mais atualizadas contra as cepas em circulação e seguem recomendadas de forma prioritária para os grupos mais vulneráveis.

“As vacinas continuam sendo a principal forma de prevenir casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. O Brasil tem doses suficientes e segue garantindo o acesso da população à imunização”, observou Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

A distribuição é feita pelo Ministério da Saúde diretamente às secretarias estaduais de saúde (SES), responsáveis pela logística de recebimento e distribuição das doses aos municípios.

Medidas como o uso de máscara, higienização correta das mãos e distanciamento de pessoas que tenham sintomas de gripe são recomendadas para evitar contrair o vírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui