Um antigo sonho da população petrolinense está mais próximo de se tornar realidade. O município pernambucano contará em breve com uma unidade da Fundação Altino Ventura (FAV), referência nacional em oftalmologia. A confirmação veio, nesta terça (22), após o prefeito Simão Durando anunciar um pacote de ações para a cidade. O gestor recebeu o presidente da fundação, Marcelo Ventura, para formalizar a licença de construção, para em seguida, ser iniciada a obra do hospital.
Durante o encontro, realizado na sede da prefeitura, foram apresentados o projeto e a maquete virtual da nova unidade, além de um cronograma com as etapas necessárias para o início da intervenção. A meta definida para iniciar as obras foi para o segundo semestre. Já o prazo para que o hospital fique pronto foi fixada em até 20 meses. Enquanto a estrutura definitiva não é concluída, a FAV e a prefeitura irão montar um espaço provisório em Petrolina para iniciar os atendimentos e consultas oftalmológicas.
O novo hospital de olhos de Petrolina será uma instituição pública, filantrópica e sem fins lucrativos, com capacidade para realizar até 1.200 cirurgias, 150 mil exames e mais de 16 mil consultas por mês. A unidade contará com centro de diagnóstico, seis salas cirúrgicas, 12 consultórios, auditórios, lanchonete, estacionamento e outros espaços que irão oferecer assistência completa aos pacientes.
O prédio será construído em uma parte do terreno do Antigo pátio Ana das Carrancas, nas proximidades do aeroporto, uma área estratégica com fácil acesso para a população de diversos bairros. O investimento total para a implantação da unidade é superior a R$ 30 milhões. Segundo o prefeito Simão Durando, essa é uma conquista histórica para a saúde do município.
“Hoje eu estou emocionado em avançar mais uma etapa desse sonho que é trazer a Fundação Altino Ventura para nossa cidade. Conhecemos o projeto e recebemos a documentação para dar entrada nas licenças necessárias. As obras começam esse ano e já é uma realidade. Tenho relatos de pessoas que rodavam até 800 km para fazer um procedimento que durava menos de 10 minutos. Agora, teremos essa assistência perto de casa, com a mesma qualidade do que é ofertado na capital. Essa é sem dúvida, uma excelente notícia para nossa cidade”, destacou o gestor.
O presidente da FAV, Marcelo Ventura, reforçou o compromisso da fundação com o atendimento humanizado e de excelência. “Será uma das grandes instituições do Brasil em oftalmologia, vai transformar toda região. Uma das características da fundação é proporcionar, àqueles que menos têm, um atendimento digno e de qualidade. Estamos muito felizes e gostaríamos de agradecer ao prefeito e a população pela confiança. A unidade em Petrolina trará tecnologia, profissionais qualificados, empregos e renda, oferecendo uma assistência completa e vamos resolver o problema de Petrolina e dos municípios vizinhos”, afirmou.
A reunião contou ainda com a presença do vice-prefeito Ricardo Coelho, do ex-prefeito Miguel Coelho, do deputado federal Fernando Filho, do deputado estadual Antonio Coelho, além de integrantes da diretoria médica da Fundação Altino Ventura.
Sobre a Fundação Altino Ventura
Fundada em 13 de outubro de 1986, a Fundação Altino Ventura é uma instituição filantrópica reconhecida como de utilidade pública em níveis municipal, estadual e federal. Toda a assistência prestada pela FAV é oferecida 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando especialmente a população de baixa renda. Ao longo dos anos, a fundação já atuou em 145 dos 185 municípios pernambucanos, por meio de projetos de combate à cegueira e reabilitação visual.
(Foto: Divulgação)