O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren/BA) entrou com uma ação civil pública contra o Serviço de Ortopedia e Traumatologia Especializada (SOTE) de Juazeiro.
O processo administrativo relata uma visita feita pelo conselho e foram constatadas irregularidades como o funcionamento do hospital sem enfermeiros no período noturno, além do déficit de profissionais de enfermagem. Com isso, o SUS não irá funcionar no hospital.
Em 4 de novembro de 2014, foi realizada uma notificação Extrajudicial nº 140/2014, concedendo ao órgão o prazo de 10 dias para regularização.
A direção da Sote respondeu informando que a situação financeira como o atraso no repasse dos recursos pelas prefeituras não permite a contratação dos profissionais necessários para dimensionar a instituição e tornar o serviço eficiente, ou seja, a quantidade de enfermeiros é insuficiente para cobrir todo o horário de funcionamento do hospital.
De acordo com a resolução, para a regularização do hospital seria necessária a contratação de 19 enfermeiros e 52 técnicos em enfermagem.
De acordo com a ação, o prazo para que a situação seja normalizada é de 30 dias.
Nós entramos em contato com a Secretaria de Saúde de Juazeiro, mas até o fechamento desta matéria, não tivemos retorno.