Nesta quinta-feira (2) membros do Conselho Municipal da Cidade e Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social se reuniram, na sede da Gerência de Habitação da Caixa Econômica, para discutir pautas importantes para a política habitacional em Petrolina. Os membros debateram, votaram e deliberaram sobre critérios para contratação de famílias beneficiadas pelo novo empreendimento do Minha Casa Minha Vida na cidade: o Residencial Parque São Gonçalo I e II.
O Residencial Parque São Gonçalo, localizado na zona norte de Petrolina, está em fase avançada, com 50% das obras concluídas e vai dispor de aproximadamente mil moradias. O secretário extraordinário de Habitação, Ednaldo Lima, solicitou sensibilidade dos conselheiros para elegerem critérios que privilegiassem a parcela da população com maior carência de moradia. “É uma preocupação muito grande da gestão Julio Lossio oferecer dignidade às pessoas que se encontram numa situação de vulnerabilidade social grave”, comenta o secretário.
Após votação os critérios definidos para inscrições foram: Necessidade habitacional (morar em barraco, domicilio coabitado, moradia insalubre); vulnerabilidade socioeconômica ( famílias com filhos até 14 anos, com renda de até um salário mínimo e meio); tempo de moradia no município (morar em Petrolina nos últimos três anos a contar da data de inscrição). Segundo Ednaldo Lima, as inscrições devem ter início no mês de agosto.
Cacheado
Durante a reunião foram debatidos também os critérios que definirão o deslocamento das famílias do Cacheado, para unidades habitacionais no Pedra Linda ou permanência de moradores no bairro. Representantes da Comissão de Acompanhamento das obras do Cacheado, junto à equipe social que presta assistência aos moradores, estiveram presentes no encontro e apresentaram proposta de critérios. Foram eles: Livre e espontânea vontade de saída ou permanência; ser residente há mais tempo no Cacheado e idade, os mais velhos teriam prioridade de permanecer no bairro. Os pontos foram acatadas e aprovados pelos conselheiros.
As moradias, destinada à comunidade do Cacheado, foram divididas em duas etapas: 298 estão instaladas no território do bairro e 102 no Pedra Linda.