Medidas de segurança e de combate à violência em eventos esportivos foram acatadas pela Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta quarta (10). As providências incluem a obrigatoriedade de biometria para entrar em estádios com capacidade acima de 20 mil pessoas, definição de direitos e deveres das torcidas organizadas e criação de uma lista de torcedores banidos dos estádios.
A proposta foi aprovada na forma de um substitutivo que reuniu projetos de lei de William Brigido, do Republicanos, Coronel Alberto Feitosa e Joel da Harpa, ambos do PL, e do deputado licenciado Kaio Maniçoba, do PP.
Se a matéria for aprovada pelo Plenário, a biometria passa a valer para espectadores com mais de 12 anos de idade. As organizadas terão que cadastrar cada um de seus integrantes, e podem sofrer advertência ou suspensão em caso de confrontos com outras torcidas, invasão de campo e local de treinamento ou ataques direcionados a pessoas do mundo esportivo.
Por fim, a proposta cria o Cadastro Estadual de Maus Torcedores, que terão acesso bloqueado a eventos esportivos. Maus torcedores são aqueles que promovem tumulto ou violência e invasões. Práticas de preconceito e racismo também podem motivar o banimento. (Foto:reprodução Instagram Arena de Pernambuco)






