A prefeita de Dormentes, Corrinha de Geomarco, reforçou seu compromisso em trabalhar para conquistar o reconhecimento da Raça Berganês – originária de Dormentes – junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Durante o 9º Encontro Nacional dos Criadores de Berganês, realizado na noite desta quarta-feira (14), já dentro da programação da Caprishow, a gestora municipal lembrou que este ano já retomou o diálogo com o Governo do Estado, através da Gerência Regional da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, a fim de que os pernambucanos tenham uma raça de ovino reconhecida pela primeira vez.
“O Berganês é uma raça autêntica de Dormentes e nos comprometemos a trabalhar até reconhecer essa raça que já ganhou o Brasil e o mundo! Agora, nós temos que somar forças para garantir esse reconhecimento junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária e por isso me coloco à disposição da Associação Brasileira dos Criadores de Berganês (ABCOB), para que juntos possamos celebrar essa conquista o quanto antes”, projeta a prefeita de Dormentes, Corrinha de Geomarco.
Mais que um animal de grande porte e baixo custo, o Berganês é símbolo de inteligência adaptativa e resiliência. Ele representa a força do povo dormentense, que aprendeu a fazer da seca uma aliada e do sertão, um celeiro de inovação. O Berganês é a realização do sonho de três criadores sem instrução acadêmica, mas formados na escola da vida e da experiência: Ervércio Coelho (In memorian), João Olimpio ( In memorian) e Leornado
Raimundo (Seu Liôr).
NOVA DIREÇÃO DA ABCOB
A prefeita Corrinha de Geomarco, acompanhada do vice-prefeito Jurandir Torres, de vereadores e secretários municipais, ainda prestigiou a eleição da nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Berganês (ABCOB). Eleita em chapa única para o biênio 2025-2027, a diretoria agora é composta pelo presidente João Bandeira, o vice-presidente Genario Granja, o diretor-administrativo Danilo Cavalcanti, o diretor-financeiro Genilson Luz, o diretor-técnico Rafael Melo, o diretor de marketing Mateus Melo e o diretor de eventos José Ildo Gomes.
“É um novo momento, uma nova etapa para a ABCOB que marca a união do grupo em prol do desenvolvimento da raça. Vamos intensificar o trabalho em prol do reconhecimento do Berganes junto ao MAPA, uma vez que este ovino é reconhecido como patrimônio histórico, cultural e imaterial de Dormentes desde 2018. Por isso é muito importante receber esse apoio da prefeita Corrinha de Geomarco, a quem agradecemos”, disse o novo presidente da ABCOB, João Bandeira.
Texto: Felipe Pereira/ Isabella Mendes – AsCom Prefeitura de Dormentes
Fotos: Gustavo Minussi