Bahia ocupa a terceira posição no ranking dos estados com mais casos de violência política

    O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi alvo de uma ‘ovada’ na cidade de Jeremoabo, no norte do estado, na sexta-feira (4). No mês passado, o carro de uma candidata à prefeita foi perseguido e alvejado por disparos de arma de fogo, na região sul. Os casos são uma amostra da tensão que marca o pleito municipal deste ano. A Bahia tem, ao menos, 14 casos de violência relacionadas às eleições, segundo o levantamento “Violência Política e Eleitoral no Brasil”.

    Esta é a terceira edição da pesquisa, desenvolvida pelas organizações sociais Justiça Global e Terra de Direitos e divulgada na última quinta-feira (3).

    Considerando os casos registrados pelo órgão desde 2022, a Bahia está em terceiro lugar entre os estados com maior número de ocorrências de violência política, empatado com Minas Gerais, ambos com 25 casos, e atrás de São Paulo [53] e Rio de Janeiro [32].

    Entre as ocorrências de 2024 estão dois assassinatos, além de agressão física, atentado e ameaça contra políticos em exercício, candidatos e também outros perfis como secretários de governo e assessores parlamentares. Os dados coletados são de janeiro até 15 de agosto.

    A pesquisa registra apenas casos envolvendo políticos, mas o g1 também registrou fatos contra eleitores, nos últimos dias. Na quinta-feira (3), um eleitor caiu de uma caminhonete após ter uma bandeira puxada por um homem em uma carreata em Juazeiro, no norte da Bahia. Ele sofreu ferimentos, mas não corre risco de morte.

    (g1 BA/Foto:Deborah Haymê)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui