“Conhecendo as espécies de abelhas nativas”; “Criação racional e preservação”; Divisão, instalação e legislação de meliponários”; “Abelhas sem ferrão para polinização da flora nativa”; “Translado, produção e comercialização”: esses são alguns temas que serão abordados durante o III Curso Municipal de Meliponicultura do Vale do São Francisco, que acontece entre os próximos dias 23 e 24 em Petrolina. O evento acontecerá no auditório do Sebrae, no Centro de Convenções do município.
O curso deve contemplar a participação de cem pessoas entre empreendedores, produtores rurais e estudantes de áreas como Zootecnia, Engenharia Florestal, Agronomia, Veterinária, Biologia e Produção Animal. Coordenado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, o evento conta ainda com a parceria de instituições como Sebrae, IF Sertão, Embrapa, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Plena/Codevasf.
A proposta da organização do evento é possibilitar a capacitação de produtores e empreendedores e, com isso, estimular a exploração correta da meliponicultura, sempre tendo como foco a preservação e conservação da Caatinga. No primeiro dia do curso, as aulas teóricas acontecerão no auditório do Sebrae Petrolina. No segundo dia, os participantes terão a parte prática, em um meliponário situado a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade.