Projeção feita pelo Banco Mundial demonstra que empregos assalariados trazem melhores rendimentos que trabalhos autônomos. Essa conclusão faz parte do estudo Construindo o Capital Humano Onde Mais Importa – Lares, Bairros e Locais de Trabalho, divulgado no último dia 12 de fevereiro.
Em comparativo que considera períodos de cinco em cinco anos, o Banco Mundial reuniu dados de duas dezenas de países considerados de baixa e média rendas. Na pesquisa, o Banco Mundial demonstra que trabalhadores assalariados chegam a ganhar o dobro do que recebem trabalhadores autônomos. A diferença aumenta à medida em que o tempo passa.
Os autores da pesquisa atribuem o resultado às oportunidades de aprendizado e evolução que trabalhos assalariados podem oferecer, inclusive pela troca coletiva que a convivência entre equipes proporciona. “Por exemplo”, diz um trecho do relatório, “uma enfermeira será mais eficaz à medida que aprender a trabalhar em equipe com outros profissionais de saúde num hospital e, principalmente, à medida que desenvolver conhecimentos tácitos sobre como interagir da forma mais eficaz com os pacientes”.
(Agência Gov/Foto:JP Rodrigues Senai)






