A Prefeitura de Petrolina segue fortalecendo as políticas públicas voltadas à permanência escolar e à promoção da dignidade das estudantes da rede municipal. Por meio do Programa Florescer, mais de 30 mil pacotes de absorventes higiênicos estão sendo distribuídos para meninas da rede pública de ensino. A quantidade entregue tem duração estimada de dois meses, beneficiando cerca de 8 mil estudantes.
Enquanto no Brasil cerca de 25% das meninas já faltaram à escola por não terem acesso a absorventes durante o período menstrual, em Petrolina essa realidade vem sendo transformada com ações contínuas e estruturadas. O programa assegura não apenas o fornecimento gratuito dos itens de higiene, mas também promove ações educativas, rodas de conversa e palestras sobre saúde menstrual, autocuidado e respeito ao corpo.
A iniciativa tem sido reconhecida pelas famílias atendidas. Raquel Bernardes, mãe de duas meninas da rede municipal de ensino, destacou a importância da ação para a dignidade das famílias.
“Como mãe, toda vez que vemos ações como essa percebemos a sensibilidade do poder público em olhar para a realidade das famílias. Muitas vezes queremos oferecer o melhor para nossos filhos, mas nem sempre conseguimos naquele momento. Quando eles recebem o fardamento, os absorventes, o tênis, se sentem iguais, não se comparam e não se sentem em desvantagem. Isso traz tranquilidade para as famílias, dignidade para as crianças e faz com que os pais sorriam mais, reconhecendo o cuidado do poder público com quem mais precisa”, afirmou.






