Pernambuco tem média de 5,7 mortes mensais decorrentes de sinistros de trânsito ocorridos em estradas estaduais (PEs). Os números são relativos ao período entre janeiro e outubro deste ano, quando foram registrados 57 óbitos. Além disso, em média, 33,3 pessoas ficaram feridas por mês em 2025 em sinistros de trânsito nas PEs.
Segundo a divulgação desta sexta (14), do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), os dados são do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BRPv). O compartilhamento acontece em função ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, celebrado no próximo dia 17 de novembro, e conhecido pela prestação de homenagem às vítimas de sinistros de trânsito.
Redução
No geral, os dados representam uma queda em relação ao mesmo período do ano passado: em 10 meses de 2024, foram registrados 66 óbitos, com uma média de 6,6 por mês, apontando uma redução nas mortes de 13,6% em 2025.
No recorte dos feridos, os casos diminuíram de 359 em 2024, para 333 em 2025, configurando 7,2% casos a menos. A média mensal caiu de 35,9 para 33,3 no quesito.
Balanço das rodovias estaduais
Neste ano, em média 57,8 sinistros aconteceram em PEs, segundo o levantamento do BPRv. No ano mesmo período do ano passado, a média foi de 69,5 sinistros. O total de sinistros nas PEs caiu de 695 para 578 casos, uma redução de 16,8%.
Segundo o diretor-presidente do DER-PE, André Fonseca, destacou o empenho conjunto do órgão e de seus parceiros na adoção de medidas integradas de engenharia, fiscalização e educação para o trânsito.
“O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é um momento de reflexão sobre as vidas que se perderam e sobre o quanto podemos fazer mais pela segurança. Temos intensificado campanhas educativas, reforçando a sinalização e monitorado trechos críticos das PEs para garantir um trânsito mais seguro”. (Foto: Reprodução).





