Uma das ações lançadas no início do mês de setembro pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, o Programa de Limpeza de Barragens e Barreiros na zona rural do município, pretende beneficiar milhares de moradores que sofrem com a escassez de água no período de estiagem. Até o final de outubro, foi realizada a limpeza, desassoreamento e recuperação de paredes de 12 represas em diversas comunidades.
Barragens Tanque e Salina, na região de Pau Ferro; barragem de Curral Novo, em Santa Fé; já receberam melhorias. No Núcleo de Uruás foram realizados serviços nas barragens de Massapê e Bom Jardim. Em Cruz de Salinas, a equipe fez a manutenção na barragem do Mudubim. Na comunidade de Baixa Alegre, as ações foram nas barragens do Feijão e Baixa Alegre 2. Os serviços foram feitos também na barragem da Primazia, no Núcleo de Simpatia, na barragem de Rajada e na Lagoa de Manezinho, esta última na região de Aranzel.
Para o produtor rural e criador de caprinos e ovinos, Josinaldo Amorim, morador do Sítio Horizonte, os serviços de limpeza de barragens vão trazer muitos benefícios à sua comunidade. “Com a estiagem deste ano, já tem uns três meses que a nossa barragem secou e estamos passando muita dificuldade. Essa limpeza e ampliação da barragem da nossa comunidade vai fazer com que ela pegue mais água quando chover. Quando cheia ela passa até dois anos com água e a nossa fé é que isso possa ocorre novamente. Só tem que agradecer essa melhoria que chega em uma boa hora”, destaca Josinaldo Amorim.
Os serviços do Programa de Limpeza de Barragens e Barreiros continuam no mês de novembro com a finalidade de melhorar a capacidade de armazenamento de água no período chuvoso e desta forma minimizar os efeitos da seca que afeta principalmente as comunidades da área de sequeiro do município.






