A Vigilância Sanitária e o Procon da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizaram, na quinta (2) e na manhã desta sexta (3), blitze nos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas no município.
O balanço divulgado no fim da tarde desta sexta aponta que foram apreendidas 918 garrafas de bebidas. Um depósito foi interditado.
As ações foram feitas em nove bairros. A interdição aconteceu em Cavaleiro.
Em um ponto comercial fiscalizado, no bairro de Piedade, foram interditadas cerca 30 garrafas com suspeitas de adulteração. Mesmo com a suspeita, o produto não foi encaminhado para análise.
Segundo os fiscais, as garrafas, entre marcas de vodca e cachaça, apresentavam problemas na rotulagem e irregularidade na numeração de 13 dígitos. Tacyana Sales, diretora do Procon de Jaboatão dos Guararapes, explicou que os indícios observados durante a fiscalização são a validade do produto, inconsistência com relação à numeração, lote e a inscrição no mapa do Ministério da Agricultura.
“Quando a gente identifica algumas dessas inconsistências, notificamos a empresa para que ela apresente a documentação necessária que comprove a rastreabilidade desse produto e a segurança dele com relação ao fornecedor”, contou a diretora do Procon.
Já a Vigilância Sanitária do município explicou que as bebidas não serão levadas para análise a fim de identificar ou não a presença de metanol. “Estamos aguardando a orientação da Apevisa, para que a gente faça o descarte dessas bebidas”, disse Adeilsa Ferraz, gerente da Vigilância Sanitária de Jaboatão dos Guararapes.
O estabelecimento fiscalizado fica na Avenida Miguel Arraes, conhecida como Avenida Canal, em Piedade. (Foto: Rafael Vieira/DP).