Entre os dias 08 e 20 de setembro de 2025, o IBAMA realizou a lavratura de autos e doação de madeira apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante a Operação Rotas da Madeira. A iniciativa aconteceu nos municípios de Arcoverde, Petrolina e Salgueiro.
A operação teve como objetivo coibir o transporte irregular de produtos florestais e garantir o cumprimento da legislação ambiental vigente.
Resultados da Operação
Durante o período da operação, foram fiscalizados veículos transportando madeira serrada e estacas nativas sem a devida regularização ambiental. Como resultado, foram lavrados pelo IBAMA:
19 Autos de Infração relacionados ao transporte de 928,79 m³ de madeira serrada, com Guias Florestais consideradas inválidas;
04 Autos de Infração pelo transporte irregular de 144,09 m³ de estacas de sabiá e jurema, com DOFs (Documentos de Origem Florestal) também considerados inválidos;
O total de 23 Autos de Infração lavrados resultou em um montante de R$ 321.864,00 em multas aplicadas pelo IBAMA.
Destinação das Madeiras Apreendidas:
Todo o material apreendido foi destinado a instituições públicas e sociais, conforme previsto na legislação ambiental, promovendo a reutilização responsável dos recursos e beneficiando diversas comunidades locais:
nstituto Agronômico de Pernambuco (IPA) – Unidade de Arcoverde
Município de Petrolina – 02 cargas
Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) – Unidade de Petrolina – 02 cargas
Exército Brasileiro – Capelania São José no 72º BIMtz/Caatinga – 02 cargas
Guarnição do Corpo de Bombeiros Militar – Petrolina – 02 cargas
Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) – Campus Petrolina – 02 cargas
Município de Salgueiro – 04 cargas
Município de Parnamirim – 03 cargas
Município de Serra Talhada – 01 carga
Diocese de Salgueiro / Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Serrita – 01 carga
Município de Verdejante – 01 carga
Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) – Campus Salgueiro – 01 carga
Guarnição do Corpo de Bombeiros Militar – Salgueiro – 01 carga
A Operação Rota da Madeira tem como objetivos a proteção do meio ambiente, o combate aos crimes ambientais e a promoção do uso sustentável dos recursos naturais.
A operação foi realizada por equipes da PRF de Pernambuco, Brasília, Piauí e Maranhão, além de contar com o apoio de agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH).
As ações também contaram com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
A fiscalização continuará de forma permanente, com foco na prevenção, repressão e responsabilização de condutas irregulares. (Foto: PRF).