Pernambuco sedia pela 1ª vez a Champions Ligay de Futebol 7 LGBTQIAPN+

Pela primeira vez, Recife será sede da Champions Ligay – Etapa Nordeste de Futebol 7 LGBTQIAPN+, que acontece neste sábado (5), no Recife Tênis Center (RTC), em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

A competição reúne equipes de três estados do Nordeste e tem como objetivo promover o esporte como instrumento de inclusão, diversidade e enfrentamento à LGBTfobia.

O torneio, disputado na modalidade futebol 7, tem caráter classificatório: o campeão e o vice garantirão vaga na Champions Ligay – Final Nacional, o maior campeonato LGBTQIAPN+ de futebol do Brasil, previsto para novembro, em Brasília.

A realização da etapa regional em Pernambuco representa um marco para o esporte inclusivo local e reconhece o crescimento e protagonismo das equipes LGBTQIAPN+ da região, com destaque para o Tropicats, time pernambucano que será o anfitrião da competição.

“Trazer a Ligay Nordeste para Recife é um sonho antigo e uma conquista coletiva. É mais do que futebol: é visibilidade, resistência e ocupação de espaços que historicamente nos foram negados. Nosso estado vai receber atletas de toda a região, celebrando o esporte, a diversidade e o respeito”, destaca Manoel de Sousa, coordenador do Tropicats.

Além de Pernambuco, participam equipes da Bahia (Tietas) e do Ceará (Cangayceiros), reunindo dezenas de atletas em um ambiente de competição saudável, acolhimento e celebração da diversidade. A expectativa é de receber mais de 150 pessoas, entre atletas, comissões técnicas, voluntários e o público local.

O evento é uma realização da Ligay Nacional de Futebol (Ligay – @ligaybr), com apoio da Defensoria Pública da União, do Governo do Estado de Pernambuco (Secretaria de Esportes), Club Metrópole, LC Sports, Tropicats, e colaboração de diversos parceiros da sociedade civil, movimentos LGBTQIAPN+ e da comunidade esportiva. (Foto: Divulgação).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui