A educação é para todos e em qualquer fase da vida. Prova disso veio na manhã desta quarta-feira (21), durante a cerimônia de premiação dos projetos institucionais da rede municipal de ensino de Petrolina. O destaque do evento foi José Augusto de Souza, de 67 anos, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que conquistou o prêmio na categoria Bora Brilhar+?!.
“Fiquei muito feliz por essa premiação. Eu gosto de cantar, de fazer repente, e ser premiado por isso foi gratificante pra mim. Nunca é tarde pra conquistar sonhos”, declarou emocionado o aluno, que arrancou aplausos da plateia ao representar a força da educação na vida adulta.
A premiação reconheceu 69 estudantes, com idades que vão da educação infantil ao EJA. Entre os premiados também estava Esther Souza, do 2º ano do ensino fundamental, que brilhou na categoria Bora Soletrar. “Sou boa de soletrar e tô feliz que ganhei um tablet. Com ele vou poder jogar e estudar, claro!”, contou empolgada.
Além dos estudantes, as unidades escolares com maior destaque nos projetos foram premiadas com incentivo financeiro. A gestora Mariane Rodrigues, da Escola José Ribeiro da Silva, premiada com R$ 5 mil, destacou a importância do reconhecimento. “Esse incentivo faz toda diferença porque podemos preparar a escola para que eles se sintam cada vez mais estimulados”, afirmou.
A premiação realizada pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, estimula leitura, escrita, oralidade, sustentabilidade e protagonismo estudantil. Essa foi mais uma oportunidade de valorizar talentos, promover inclusão e fortalecer o vínculo entre escola, comunidade e transformação social.