O documentário “Embala-se a dor”, do ambientalista e cineasta Victor Flores, foi lançado neste domingo (27), na página do Instituto Parceiros da Caatinga. A obra denuncia o tráfico de aves silvestres e domésticas nas feiras livres de Petrolina (PE).
O filme foi gravado entre setembro de 2024 e abril de 2025 e documenta flagrantes de maus-tratos, comércio ilegal de animais e a omissão do poder público, trazendo imagens inéditas das feiras do Ouro Preto e José e Maria em Petrolina.
“Uma prática cruel e naturalizada há décadas no Sertão nordestino. A produção revela o sofrimento das aves, o silêncio institucional e a ameaça à biodiversidade da Caatinga, bioma único e muitas vezes invisível aos olhos das autoridades”, diz o cineasta.
Além do documentário, a página do Instituto Parceiros da Caatinga também disponibiliza aos interessados em assinar, o Manifesto “Feira Livre de Crueldade”. O documento exige a proibição imediata da venda de animais nas feiras, a fiscalização efetiva e permanente, a criação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETA) na região e a implementação de ações educativas para romper o ciclo de crueldade.
(Foto: reprodução ‘Embala-se a dor’)