Dentro do cronograma de matrículas da Rede de Ensino de Petrolina, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), está realizando pelo segundo ano consecutivo o cadastro antecipado para alunos novatos com necessidades educacionais especiais. A ação, que acontece de 25 a 29 de novembro, das 8h às 16h, busca priorizar o atendimento das famílias com crianças atípicas, incluindo alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/ superdotação.
O principal objetivo da iniciativa é identificar as necessidades específicas desses estudantes, mapear as instituições de ensino disponíveis e, assim, garantir a organização prévia dos suportes e recursos de acessibilidade pedagógica. A gestão municipal pretende assegurar que o sistema educacional esteja preparado para acolher esses alunos com as adaptações necessárias. Para as famílias que residem na área urbana, o cadastro pode ser realizado presencialmente no setor de matrículas da Secretaria de Educação, localizado no Bloco B do Núcleo Administrativo Municipal, na Avenida Clementino Coelho, nº 714, bairro Parque Bandeirantes. Já para quem mora na zona rural, o processo de cadastro poderá ser feito diretamente na escola onde a criança deverá estudar.
Os pais ou responsáveis que desejam incluir o estudante na modalidade de Educação Especial/Inclusiva precisam apresentar os dados pessoais da criança, além de um laudo médico, que será anexado à documentação de matrícula. Uma vez realizado o cadastro, o aluno já sai com a solicitação da vaga encaminhada, garantindo um processo ágil e eficiente para as famílias. (Foto:Deivid Menezes)