Um banco gigante, pintado de vermelho, foi instalado neste mês de novembro na Orla de Petrolina. Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a necessidade urgente de erradicar a violência contra a mulher, a intervenção artística é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Mulher e do Instituto Banco Vermelho, em parceria com a Prefeitura de Petrolina, que ficará exposta até 14 de dezembro.
A intervenção urbana possui uma placa com descrições das formas de violência previstas na Lei Maria da Penha e inclui um QR Code que direciona ao texto completo da legislação, além de divulgar canais de ajuda para mulheres em situação de violência. A intenção é que o mobiliário urbano não apenas chame a atenção, mas também funcione como um ponto de reflexão, incentivando as vítimas a romperem o ciclo de violência.
Sobre o Instituto Banco Vermelho:
O Instituto Banco Vermelho é uma organização sem fins lucrativos, que teve início em novembro de 2023. Sua principal missão é a luta pelo feminicídio zero, atuando nacionalmente para engajar a sociedade civil e o poder público no enfrentamento à violência de gênero por meio de iniciativas de intervenção e ocupação urbana, projetos educativos, ações culturais e campanhas de mobilização, entre outras atividades. (Foto: Deivid Menezes)