Juazeiro celebra feriado de Nossa Senhora Aparecida com imagem oficial da padroeira

0
3

A

Juazeiro celebra nessa segunda (12) o feriado nacional da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida com algo em especial. A imagem da santa está no bairro João Paulo II, Zona Sul do município. Ela veio direto do Santuário de Aparecida em São Paulo, onde fiéis católicos realizaram uma carreata que saiu da catedral em direção a igreja do Juazeiro 8, onde hoje se encerra o novenário depois de 9 noites dedicadas a fé e oração aos devotos da imagem encontrada há 300 anos.

A imagem peregrina ficará em Juazeiro até março de 2016 e  ao longo da permanência da santa na cidade, várias famílias, em sorteio a ser realizado pela Diocese, receberão a programação em suas residências.

Uma procissão será realizada hoje (12) às 18H saindo do bairro Dom José Rodrigues em direção ao João Paulo II. logo após, uma missa encerrá os festejos da padroeira do Brasil.

Entenda a história de Aparecida

A aparição da imagem ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou.

A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.