Pela primeira vez no Brasil será realizada uma eleição unificada e com participação popular para a escolha dos Conselheiros Tutelares. O pleito acontecerá no primeiro domingo de outubro, em todos os municípios brasileiros.
Em Juazeiro a eleição será no Colégio Paulo VI das 8h às 17h. Todos os eleitores do município podem votar em um dos candidatos. É preciso apresentar um documento com foto e o título de eleitor. O voto é facultativo e o mandato é de quatro anos.
Doze candidatos estão disputando uma das cinco vagas e já estão em plena campanha eleitoral que teve início no dia 1º de setembro e segue até 4 de outubro, data da eleição, quando serão escolhidos os cinco membros titulares. A campanha pode ser feita pela internet, pela mídia e na rua.
Para ter direito a disputar o cargo de Conselheiro Tutelar, além de terem que cumprir determinadas exigências, como ser morador da cidade há pelo menos dois anos, ter idade superior a 21, 2º grau completo e não possuir antecedentes criminais, os candidatos passaram por avaliações de conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, de informática e psicologia. A lista foi divulgada pelo Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA
Os conselheiros tutelares têm a função de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, com competência e organização previstas no ECA. O Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.