Vale do São Francisco recebe comunicadores e pesquisadores para imersão em Enoturismo

O Vale do São Francisco, considerado o segundo maior polo produtor de vinhos no Brasil, recebe até quinta-feira (05) um grupo de comunicadores, pesquisadores e técnicos para uma imersão no enoturismo local. A visita faz parte do Projeto Imagem, uma realização do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com o Sebrae Nacional, através do convênio Fortalecimento da Vitivinicultura Brasileira.

A iniciativa visa a promover a diversidade e a qualidade do setor vitivinícola brasileiro, proporcionando experiências diretas com produtores e empreendimentos ligados ao vinho. “Vemos o Vale do São Francisco como uma região diversa e em potencial expansão, com produtos que têm caído no gosto do brasileiro. Inclusive em pesquisas recentes do Consevitis, averiguamos que público feminino e iniciante tem preferido produtos mais adocicados, aromáticos e frutados — que são exatamente alguns dos melhores produtos elaborados na região”, destaca Luciano Rebellato, presidente do Consevitis-RS.

A programação, coordenada pelo Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF), conta com visitas técnicas e tours enogastronômicos pelas cidades pernambucanas de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista; e por Casa Nova, Sobradinho e Juazeiro, na Bahia.

Entre as experiências, estão vivências de campo e degustações guiadas na Terroir do São Francisco (Grupo Verano Brasil), Vinícola Rio Sol (Global Wines) e Vinícola Terranova (Grupo Miolo). O grupo também participará de uma oficina de drinks no Vapor do Vinho; além de jantares harmonizados nos restaurantes Flor de Mandacaru, Bode do Ângelo e Duchef Petrolina, em parceria com as vinícolas Adega Bianchetti, Botticelli e Vinum Sancti Benedictus, respectivamente.

Para aprofundar o conhecimento sobre a vitivinicultura da região, estão programadas ainda visitas às instalações do curso técnico de Viticultura e Enologia do IF Sertão-PE; bem como ao Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Videira da Embrapa Semiárido, que contém 272 cultivares de uva em teste no município de Juazeiro (BA).

De acordo com o diretor-executivo do VINHOVASF, Rodrigo Fabian, a ação é de grande importância para a região. “O Vale do São Francisco vive uma nova fase, com novos players e projetos em expansão. Porém nossa vitivinicultura tropical e inovadora ainda é pouco compreendida, até mesmo por quem atua no segmento. Iniciativas como esta da Consevitis e Sebrae são de extrema importância para aumentar nossa visibilidade e atrair investimentos”, destaca.

Segundo levantamento próprio do VINHOVASF, estima-se que sejam processados 70 milhões de quilos de uvas para produção de vinhos, sucos e outros produtos em toda a região. Somente entre os nove projetos associados ao Instituto, são pelo menos 800 hectares de uvas finas e de mesa em plena produção. O impacto na economia da região é relevante: são pelo menos 5 mil empregos diretos e indiretos gerados pela vitivinicultura.

Esta foi a quarta edição do Projeto Imagem em 2025, que já passou pela Serra Gaúcha (RS), Bituruna (PR) e São Roque (SP). Ao longo de 2025, o Projeto Imagem seguirá seu roteiro por outras regiões produtoras do Brasil, incluindo Minas Gerais e Rio de Janeiro. Para mais informações, visite o site oficial do Consetivis.

Sobre o VINHOVASF

Fundado em 2003, o Instituto do Vinho do Vale do São Francisco – VINHOVASF nasceu para atender às demandas do setor vitivinícola no Submédio São Francisco. Desde então, tem atuado na conquista de incentivos fiscais voltados para o segmento e na captação de recursos que viabilizaram a obtenção da Indicação de Procedência (IP) Vale do São Francisco.

Comprometido com o fortalecimento contínuo do setor, o VINHOVASF também se dedica à promoção nacional e internacional dos vinhos tranquilos, espumantes, frisantes e sucos de uva produzidos na região, evidenciando sua qualidade e tipicidade. Por meio de feiras, palestras, visitas técnicas e outros eventos, o Instituto divulga os diferenciais do Vale, como a colheita de uvas durante todos os dias do ano e a diversidade de estilos, que vão da jovialidade ao alto potencial de guarda.

Vinícolas associadas:

● PERNAMBUCO

○ Adega Bianchetti Tedesco
○ Vinícola Terroir do São Francisco (Unidade do Grupo Verano Brasil)
○ Vinícola do Vale do São Francisco (da marca Botticelli)
○ Vitivinícola São Braz (do Grupo São Braz Bebidas)
○ Vitivinícola Santa Maria (do grupo Global Wines, da marca Rio Sol)
○ Tropical Vitivinícola (Unidade do Grupo Verano Brasil)
○ Zanlorenzi Bebidas (das marcas Campo Largo, Lunar etc)

● BAHIA

○ Vinícola Vinum Sancti Benedictus VSB
○ Vinícola Terranova (Unidade do Grupo Miolo)

(Foto: Siderlei Ditardi).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui