Entrou em vigor na última segunda-feira (24) e segue até 21 de junho uma campanha de intensificação da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) em Pernambuco. A mobilização de reforço na imunização é voltada para ampliar a cobertura entre jovens de 15 a 19 anos.
A vacina protege contra o câncer de colo do útero e outras doenças causadas pelo HPV.
Nove municípios do Estado foram selecionados para prioridade por conta das altas taxas do público sem a proteção contra o HPV: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Olinda, Petrolina, São Lourenço da Mata e Recife.
Todos os outros municípios do Estado, posteriormente, serão contemplados de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE).
De acordo com a SES-PE, a estratégia prevê a realização de ações de microplanejamento, com a mobilização de estados e municípios para levar a vacina a pontos estratégicos, como escolas e faculdades, além das salas de vacinação convencionais.
Cada município deverá elaborar seu próprio plano de ação, com base nos dados locais, para garantir que a vacina chegue ao maior número possível de adolescentes.
“Apesar da estratégia lançada pelo Ministério da Saúde, a vacina da HPV segue sendo ofertada em salas de vacinação de todo o estado conforme a indicação da faixa etária de 9 a 14 anos”, reforçou a Secretaria de Saúde.
Petrolina
Em Petrolina, no Sertão do Estado, o imunizante contra o HPV está disponível em todas as 57 Unidades Básicas de Saúde do município.
Para receber a vacina, os jovens devem apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação. É necessário que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis.
O atendimento na zona urbana será das 8h às 11h45 e das 14h às 16h45, enquanto na zona rural ocorrerá das 8h às 12h45.