Três homens suspeitos de integrar o Primeiro Comando da Capital (PCC), entre eles um dos chefes da facção em Pernambuco, morreram em confronto com a polícia durante uma operação realizada na manhã da terça-feira (8), no Sítio Montado, zona rural de Casinhas, no Agreste de Pernambuco.
Segundo a Polícia Militar, entre os alvos da ação estava Adeilson Mendonça Batista, de 39 anos, apontado como o principal chefe do PCC em Pernambuco e considerado de alta periculosidade. A operação foi conduzida por equipes da Polícia Civil de Surubim, do Núcleo de Inteligência e Malhas da Lei do 22º Batalhão da PM, além do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi).
Além de Adeilson, morreram Victor Santos de Lima, de 25 anos, e Felipe José de Santana, de 22. Os três possuíam antecedentes criminais. Contra Adeilson, havia dois mandados de prisão em aberto por homicídios cometidos nas cidades de Surubim e Casinhas.
De acordo com a polícia, os agentes foram recebidos a tiros assim que chegaram ao local. Os suspeitos tentaram fugir por uma área de mata, mas foram interceptados após intensa troca de tiros. Eles foram socorridos para uma unidade de saúde da região, mas não resistiram aos ferimentos.
Durante a operação, foram apreendidas três armas de fogo, munições, carregadores de pistolas, quatro motocicletas com sinais de adulteração, rádios comunicadores, mais de 10 quilos de entorpecentes, duas balanças de precisão, três celulares, além de um fardamento da Polícia Militar de Pernambuco e um distintivo da Polícia Civil. Segundo os investigadores, o material pode ter sido utilizado pelos criminosos para simular ações policiais e enganar vítimas.
A Polícia Civil registrou o caso como morte por intervenção de agente do Estado. (Foto: Reprodução).