De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU),uma em cada dez meninas faltam à escola durante o período menstrual devido à falta de itens de higiene. Para ajudar a enfrentar esse problema, o Transforma Petrolina realizou uma série de três ações voltada à dignidade menstrual.
A iniciativa contou com a parceria do Instituto Carência Menstrual e o apoio do Instituto Sertões, e aconteceu durante a presença do Rally dos Sertões na cidade. Ao todo, foram atendidas cerca de 150 meninas e mulheres na zona urbana e localidade ribeirinha.
As atividades contemplaram a APAE de Petrolina, onde alunas, mães e colaboradoras participaram da programação, mulheres e meninas do Porto da Ilha e da Ilha do Massangano. Em todas as localidades o foco foi a educação menstrual como ferramenta de promoção da saúde feminina, prevenção e autoestima, através da palestra ministrada pela médica voluntária Mariana Afra.
De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, ao promover ações como essa, o Transforma Petrolina reafirma o compromisso de enfrentar a pobreza menstrual com ações concretas, levando informação, dignidade e cidadania às mulheres petrolinenses. “Não importa a localidade que esta mulher esteja, nossa missão é chegar até ela com muita informação e acolhimento”, destaca.
(Foto:Erlan Alexandre)