Em 2025, o programa de voluntariado Transforma Petrolina se consolidou como uma das principais iniciativas de mobilização social do município, impactando diretamente em cerca de 22 mil pessoas na área da segurança alimentar, saúde, inclusão, cultura e valorização da pessoa idosa tanto na zona urbana quanto no interior da cidade.
Um dos grandes destaques deste ano foi o reconhecimento nacional concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, durante um evento oficial realizado no Recife, na área de segurança alimentar. Outro momento marcante foi o Bora Brincar Petrolina, que se uniu ao projeto Abrace um Denguinho idealizado por João Gomes, reunindo milhares de pessoas em um grande evento de lazer e solidariedade no dia das crianças em prol do Hospital Dom Tomás.
Na área de inclusão, o programa firmou uma parceria com a ONG Cidade Social, que trouxe a ONG americana Joni And Friends para o município, resultando na entrega de 150 cadeiras de rodas. O projeto Saúde Transforma também fez a diferença ao oferecer atendimentos médicos e odontológicos, exames, vacinação e outros serviços para pessoas que moram em comunidades da zona rural.
Além disso, o programa desenvolveu ações voltadas à dignidade menstrual em comunidades ribeirinhas, na zona rural, em escolas e no sistema prisional feminino. Em 2025, o Transforma Petrolina também promoveu mais uma edição do São João Solidário; campanha de arrecadação de fraldas durante o Baile Municipal; parcerias com Empresas do Bem; Campanha do Agasalho, Páscoae campanha do Natal Solidário. Na última edição do Natal Solidário quase 2 mil brinquedos foram entregues, levando alegria a centenas de crianças em Atalho, Poço do Anjico, Aldeia Indígena Atikum Jurema, Residencial Pomares e Park São Gonçalo, além do Nova Vida 1.
De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, em 2026 o programa seguirá fortalecendo esses projetos para ampliar ainda mais seu impacto social e transformar mais vidas. “Todo esse trabalho foi possível porque contamos com o apoio da população, empresas do bem, instituições sociais e muitos outros segmentos que fazem parte desse resultado positivo. No próximo ano, o programa de voluntariado fará ainda mais para ajudar quem mais precisa”, afirma.






