A prova de redação no primeiro dia do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, revelou o ministro Camilo Santana em suas redes sociais.
Muitos estudantes vão falar sobre o preconceito chamado etarismo, da necessidade da Previdência Social se adaptar ao aumento de idosos no Brasil e no mundo.
A redação deve conter no máximo 30 linhas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), “cada redação será corrigida por dois avaliadores, que atribuirão uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências. A soma desses pontos compõe a nota total atribuída por avaliador, que pode chegar a mil pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores”.
As redações são avaliadas de acordo com cinco competências e a nota pode chegar a mil pontos. Por outro lado, há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
A próxima prova do Enem será em 16 de novembro. Os candidatos responderão 90 questões objetivas de ciências da natureza, que contam com as disciplinas de química, física e biologia, além de matemática. (Foto: Canva).






